História
A simples estrutura que propiciou o início deste trabalho, se transformou em uma grande instituição de ensino. Hoje a Escola Autonomia conta com uma equipe de mais de 75 pessoas. O mimeógrafo e a máquina de escrever deram espaço ao Núcleo de Tecnologia e Comunicação Autonomia.
A Escola Autonomia foi fundada em agosto de 1991 por um grupo de 16 professoras que idealizavam uma escola diferenciada e atraente para os estudantes, com princípios humanistas, com propostas pedagógicas criativas e condizentes com a realidade contemporânea.
Em seu primeiro ano a Escola atendia crianças a partir de três anos, até a 4ª série do Ensino Fundamental. Já no ano seguinte, alugou um casarão no bairro Agronômica, para atender também o segundo segmento do Ensino Fundamental (turmas até a 8ª série). Em 1998 ampliou o atendimento até o Ensino Médio e em 2000 passou a ocupar sede própria no bairro Itacorubi, contando atualmente, com área territorial de 7.492,63 m² e 4.337,73 m² de área construída.
Em seus 25 anos de existência a Escola Autonomia, vários novos projetos foram implementados conforme demandas emergentes. Em 2004, foi inaugurado o Núcleo de Tecnologia e Comunicação Autonomia, reafirmando o compromisso com a inovação nos processos educativos. Em 2005, foi implantado o Projeto Transdisciplinar, consolidando a abordagem voltada à construção de valores e reafirmando desafios da educação ambiental e midiática.
Conheça os profissionais que fazem parte dessa história
Nosso grande desafio sempre foi desenvolver um projeto pedagógico que possibilite uma prática coerente com o que é vanguarda do pensamento sobre educação escolar. Não é à toa que, desde a fundação, a Escola Autonomia é lugar de gente expressiva e solidária, lugar de pessoas e ideias inovadoras.
Em 1996 foi adquirido um terreno no bairro Itacorubi e iniciada a construção de um novo prédio