Autonomia_PenaProfissaoProjeto_Capa

Há alguns anos a Escola Autonomia vem discutindo, refletindo e buscando alternativas para oportunizar aos estudantes de 8º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio (por engajamento espontâneo/voluntário) a vivência de experiências que têm como como objetivo exercitar habilidades e competências do mundo do trabalho. A ideia é que, por meio de projetos específicos, o estudante possa atuar como protagonista em situações específicas do mundo do trabalho que o auxiliarão na construção de seus projetos de vida após a saída da escola.

Queremos que nossos estudantes possam participar de ações que lhes tragam responsabilidade, criticidade e autonomia, favorecendo o desenvolvimento das relações interpessoais e  intrapessoais , essenciais na formação de cidadãos.

Com estes propósitos, criamos , dentre as iniciativas fora do horário de aula, a ação  COM UM PÉ NA PROFISSÃO.

Ao participar de projetos do COM UM PÉ NA PROFISSÃO, o estudante voluntário ganha um certificado emitido pela Escola Autonomia ou pela instituição concedente do espaço para ação voluntária. Cabe salientar que certificados como estes farão uma diferença nos currículos de cada estudante.

 

PROJETOS

Autonomia_Rodas-English_Capa

Em processo de implantação, o projeto consiste em, semanalmente, criar um espaço para que estudantes a partir de 8º ano, professores/funcionários da Escola e pais possam praticar a Conversação em Inglês. Alunos de 9º ano e Ensino Médio, fluentes em inglês, são os monitores que farão a coordenação/mediação das conversas.

Para ser monitor, além de ser fluente em Inglês, o estudante deve gostar de compartilhar conhecimento e de conversar, ser responsável e tolerante.

 

 

POSSO TE AJUDAR?

Comunicar-se com clareza, ser solícito, gentil, paciente, atento ao outro, ágil e, verdadeiramente, útil. Sem dúvida, estas são habilidades fundamentais para o atendimento ao público. Poder exercitá-las em situações específicas da Escola é o principal objetivo do projeto POSSO TE AJUDAR?.

Nossos eventos são os momentos onde recebemos o maior número de pessoas. Em alguns deles chegamos a ter um público de cerca de 2000 pessoas que, sem dúvida, precisam ser bem atendidas.
Nossos estudantes conhecem bem o local, a proposta de cada evento e boa parte do público. Nada mais coerente do que oportunizar aos interessados voluntários a experiência de atender às famílias que frequentam nossos eventos.

O projeto POSSO TE AJUDAR? terá início na FESTA JUNINA de 2018, onde os estudantes voluntários dos 8ºs e 2ºs anos (EM) atuarão atendendo às crianças e suas famílias nas barracas de Brincadeiras, nas Apresentações das crianças do Infantil ao 4º ano  e no Bingo Junino.

 

Autonomia_ProjetoMTM_Capa

EU ENSINO MATEMÁTICA

Estudantes ensinando estudantes. Estudantes aprendendo com estudantes. No projeto  EU ENSINO MATEMÁTICA se compartilha saberes. Quem tem facilidade ajuda a quem precisa. E, enquanto ajuda, aprende.
Por meio de grupos de estudos realizados  no contraturno e pautado na colaboração, empatia, planejamento, participação, resolução de problemas, linguagem mais próxima e trabalho em equipe, o projeto visa a melhor compreensão dos conteúdos matemáticos.

A escolha dos ensinadores/monitores é feita pelos professores e é designado um professor da disciplina responsável pela orientação do projeto.Para ser ensinador/ monitor, o estudante deve demonstrar comprometimento com o projeto, gostar de compartilhar conhecimento, ter um bom desempenho em matemática, ser responsável e tolerante e estar disponível para comparecer às reuniões de orientação.

O professor responsável promove reuniões periódicas para ajudar os ensinadores/tutores a elaborar as atividades de apoio, sugerir materiais e contribuir no planejamento das atividades de monitoria.

“O voluntário é alguém que se move em direção a uma causa ou organização para somar esforços, ajudar e aprender. É alguém que está aberto e disposto a prestar-se a alguma atividade provoque uma mudança – mesmo que pequena – em si próprio e no mundo ao seu redor”. (Plataforma Atados)

COMO FUNCIONA?
Estudantes de F2 e Ensino Médio podem receber ajuda em Matemática de outros estudantes.

QUANDO?
Toda terça, quarta e quinta das 13h30min às 15h

ONDE?
Na Escola

COMO MARCAR?
Pode ser direto com os Monitores ou agendar com Lisa ou Mágila

QUEM PODE PARTICIPAR?
Estudantes de F2 e MÉDIO que estão com alguma dificuldade, querem revisar ou aprofundar algum conteúdo, precisam estudar para uma prova, gostam de estudar em grupo.

UM JEITO INTERESSANTE DE ESTUDAR!

 

 

Em processo de implantação, o projeto consiste em convidar equipes de estudantes voluntários para assessorar turmas de alunos menores na documentação/apoio de projetos específicos. Alunas e alunos com talentos, habilidades, interesses e/ou conhecimentos especiais colocam-se à disposição para dar suporte aos projetos dos alunos menores. Pode ser através de criação de produtos, produção audiovisual, monitorias, aulões, acompanhamento em saídas de estudo, entre outros… A ideia é  oportunizar aos adolescentes a experimentação, na prática, daquilo que curtem fazer.

 

 

 

Autonomia_PortasComArte_Capa

 

QUARTA COM ARTE

Este projeto consiste na elaboração de fazeres artísticos a serem instalados nos espaços da escola que são ocupados pelos alunos, professores e funcionários  do Ensino Médio. A proposta é criar visibilidades artísticas a partir de perguntas, questionamentos e sugestões de trabalho com Arte e Cultura.

O primeiro projeto: PORTAS COM ARTE, aconteceu no 1º semestre de 2019 e consistiu na produção de 8 portas com intervenções artísticas,produzidas por alunas e alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio.

O segundo projeto, ESCADAS COM ARTE, teve início no segundo semestre. Serão feitas intervenções na escadaria que dá acesso ao Ensino Médio a partir de estampas africanos e indígenas.

 

 

Autonomia_CircuitoProfissoes_Capa

 

CIRCUITO DAS PROFISSÕES

Um evento especial para pensar sobre o futuro, a escolha da carreira e da faculdade…
Que profissão escolher? Quais os percursos a serem percorridos para atuar em tal profissão? Como é o mercado de trabalho? Como é o curso em si? Que profissões existirão daqui a 5 ou 10 anos? Quais os formatos? O que os atuais cursos podem oferecer nesse sentido? Estas e outras questões intrínsecas à escolha profissional são discutidas em nosso CIRCUITO DAS PROFISSÕES!

São criadas mesas-redondas/rodas de conversa sobre o mundo do trabalho. Em cada roda participam professores universitários, estudantes de fases inciais e finais e profissionais da área. São cerca de 30 cursos (profissões) oferecidos para serem explorados pelos alunos da 9ºs e Ensino Médio.

Uma bela oportunidade para perguntar, conhecer curiosidades, experimentar um pouquinho do que vem pela frente! Nossa intenção é semear ideias e possibilidades, ampliar repertórios sobre o mundo do trabalho.