Nesta etapa inicia-se uma maior formalização do trabalho escolar. Gradativamente, torna-se mais evidente a abordagem dos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento e a vida escolar adquire uma dinâmica diferente da Educação Infantil. Conforme determinações curriculares nacionais, novas habilidades, competências e uma nova organização para o trabalho passam a ser exigidas.
Nossa primeira preocupação é oferecer segurança para que as crianças possam dar conta destas demandas escolares mais complexas. Para tanto, há uma estruturação mais marcada da rotina escolar diária, procedimentos de estudo são desenvolvidos, ferramentas para o desenvolvimento das atividades são trabalhadas, compromissos escolares são cobrados com maior rigor.
Neste contexto, o desafio é promover uma aprendizagem que tenha sentido para os alunos. Apostamos em conteúdos curriculares preenchidos com vida e, para tanto, organizamos o trabalho por Projetos. Os projetos constituem-se na possibilidade de os alunos exercitarem valores e desenvolverem competências, habilidades e atitudes de cidadão.