_mg_6530

 

PROJETO TRANSDISCIPLINAR

A Sociedade contemporânea encontra-se em crise, sobretudo de valores, manifestada em todas as esferas da vida cotidiana. No ambiente escolar, inúmeras situações fazem perceber a intensidade desta crise: crianças reagem cada vez mais em silêncio ou de forma hostil frente ao sofrimento do outro; moda e marcas tornam-se assunto; os que encenam os “bad boys” são admirados; competitividade excessiva; exclusão; bullying; crises de ansiedade; erotização precoce… Estas, entre outras situações, são cada vez mais frequentes no cotidiano escolar e transcendem às questões curriculares, disciplinares e de conteúdo.

Funcionado no contra-turno e sendo curricularmente obrigatório, o PROJETO TRANSDISCIPLINAR foi uma alternativa encontrada pela escola para enfrentar esta problemática e trabalhar com valores, criando um ambiente no qual a comunidade escolar perceba a crise e se sinta corresponsável por atitudes e ações que transformem beneficamente tal situação. A prática transdisciplinar procura conceber e implementar vivências em que as crianças possam se deparar com a complexidade da vida, experimentando atitudes de cooperação, solidariedade, respeito mútuo, tolerância amizade…

O PROJETO TRANSDISCIPLINAR rompe com o espaço escolar tradicional. São elaborados projetos envolvendo questões éticas, estéticas, ambientais e voltadas para a realidade virtual. Games e edição de vídeo fazem parte do fazer escolar, como também plantações, discussões ao ar livre ou a produção artística.

Muitas crianças e jovens revelam-se nestes projetos/oficina. As aptidões requeridas não são aquelas do dia a dia escolar. Os alunos podem experimentar, re-fazer e inventar. O erro é elemento constante no “TRANS” e o grupo é o suporte. A cooperação é a alma do fazer. Não há nota, não há pressão. Há fruição.

Os temas trabalhados são propostos a cada início de semestre.  Assim, o aluno participa durante 6 meses de projeto/oficina de mídias e nos outros 6 meses de projeto/oficina de educação ambiental.

Horários:

  • 4M/5M: Sextas-feiras – 12h10min às 17h10min (almoço na Escola)
  • 4V/5V:  Sextas-feiras – 8h às 13h30 (almoço na Escola)