Nesta etapa de transição entre infância e adolescência, novos desafios se impõem à dinâmica escolar para os estudantes: além de precisarem dar conta da parte dos estudos, enfrentam conflitos referentes às transformações físicas e emocionais inerentes a esta faixa etária.
A proposta pedagógica se estrutura a partir de Projetos de Trabalho e neles vão sendo contextualizados e problematizados os significados e os conceitos propostos para cada disciplina em determinado ano. O constante desafio de manter o vínculo positivo com a aprendizagem, nos leva a desenvolver Projetos voltados para o protagonismo, companheirismo/solidariedade e iniciação à pesquisa. Os conteúdos deixam de ser um fim em si mesmos, para se tornarem ferramentas com o objetivo de compreender e atuar de forma consciente na sociedade em que vivemos.
Com a necessidade de uma organização para o trabalho mais complexa, desenvolvemos, com o grupo, dispositivos e procedimentos que oportunizam estruturação de compromissos, disciplina para o estudo e sistematização do que é estudado.