Aprender a conviver num grupo diferente da família; sentir-se confiante e querida neste grupo; sentir-se segura e construir autonomia num espaço que é coletivo; acreditar em sua capacidade e gostar de aprender; conseguir se expressar de diferentes maneiras; são aspectos fundamentais a serem trabalhados com a criança de 2 a 5 anos que ingressa na escola. Para tanto, é essencial que esta criança seja acolhida, ouvida, valorizada e respeitada. Assim, é o Ensino Infantil. Um espaço de convivência e expressão, onde a curiosidade é aguçada, a imaginação é apoiada e a criatividade é ampliada. Regras e limites começam a ser estruturados para que todos possam viver bem em grupo. Pequenas responsabilidades são assumidas. Rotinas coletivas são incorporadas. Tudo isto acontece tendo como pano de fundo Projetos que envolvem a Arte, a Literatura e a Brincadeira. Os diferentes momentos da rotina (lanche coletivo, hora do conto, música, biblioteca, parque, produções plásticas, jogos corporais, culinária, saídas de estudo) são estruturados de forma a desenvolver as capacidades expressiva, cognitiva, motora, afetiva e social das crianças.